Projeto de arquitetura: o que é e como funciona
Um projeto de arquitetura é, sem sombra de dúvidas, de extrema importância para que a construção seja segura e garanta a saúde, integridade e bem-estar não apenas dos seus moradores, mas também de toda a vizinhança. Afinal, uma obra mal estruturada pode oferecer perigo e ter a sua funcionalidade comprometida, não é mesmo?
Embora seja tão fundamental, muita gente ainda não sabe bem o que é um projeto arquitetônico, nem como ele funciona. E, ao contrário do que você possa imaginar nesse momento, um projeto de arquitetura é muito mais que apenas plantas ou maquetes. Quer entender mais sobre o assunto? Então, aproveite a leitura desse artigo!
Projeto de arquitetura: o que é?
Um projeto de arquitetura, de maneira geral, é um conjunto formado por estudos, desenhos técnicos e alguns outros documentos. Ele funciona como uma espécie de guia para quem deseja reformar ou construir um imóvel. Assim, com o suporte desse material, é possível construir espaços que sejam seguros, funcionais, harmoniosos e que respeitem as leis e as especificações técnicas necessárias.
Existem vários tipos de projetos de arquitetura, a exemplo dos projetos residenciais, comerciais, empresariais ou corporativos e institucionais. Seguindo normas técnicas apropriadas e específicas para cada um deles, todos esses projetos precisam, obrigatoriamente, ser elaborados por profissionais habilitados.
Mas, quem exatamente pode elaborar esse material? Ele deve ser realizado, preferencialmente, por arquitetos. Ou seja, em suma, todo projeto de arquitetura deve ser realizado por um profissional competente e especializado, sempre de acordo com a legislação vigente.
Entretanto, além das normas técnicas, um projeto arquitetônico deve conter também as especificações para que a obra atenda perfeitamente as necessidades e preferências de quem usará o espaço. Deve contemplar também a finalidade da construção. Além disso, é preciso que constem os aspectos referentes ao terreno, materiais, custos e outros.
Para realizar o projeto, o arquiteto considera vários pontos. Primeiro, o local em que a edificação será construída: qual o espaço disponível? Como é a geografia e o relevo do local? O que é ou não é permitido por lei? Com esses pontos esclarecidos, é hora de pensar em como os espaços vão ser usados.
Em seguida, ele tem que garantir que as pessoas que vão usar o projeto se sintam confortáveis e seguras. Para isso, é preciso pensar em aspectos como iluminação, temperatura e acústica, por exemplo. Além disso, ele tem que escolher as melhores formas e materiais, bem como calcular orçamento e o tempo para a conclusão da obra. Mas, calma, vamos entender melhor sobre as etapas de um projeto de arquitetura a seguir.
Quais as etapas do projeto arquitetônico?
Como foi dito anteriormente, a elaboração de um projeto de arquitetura passa por algumas etapas. Entretanto, essas etapas podem variar a depender do tamanho, complexidade e finalidade de cada obra.
Contudo, vale destacar que, mesmo variando entre um projeto e outro, essas etapas precisam seguir cuidadosamente as normas técnicas. Essas normas estão presentes na NBR 13532, que trata sobre a elaboração de projetos de edificações e na NBR 6492, representação de projetos de arquitetura. E, embora com pequenas variações, são essas as principais e mais comuns etapas de um projeto arquitetônico:
Levantamento de dados para arquitetura (LV):
O levantamento de dados para arquitetura (LV), é a etapa de análise das informações de referência para a produção de informações técnicas. São exemplos de informações de referência o levantamento topográfico e cadastral.
A partir dessas informações são gerados os documentos técnicos que servirão de base para entender o contexto e as restrições físicas do projeto.
Programa de necessidades de arquitetura (PN):
Depois do levantamento dos dados, é hora de dar o próximo passo. Com o programa de necessidades de arquitetura (PN), são identificadas as necessidades dos clientes, além dos requisitos que precisam ser cumpridos para a realização do projeto. Esse é o momento de definir as características funcionais de todos os ambientes da construção. Para isso, com base no que foi levantado na etapa anterior, são desenhados organogramas e esquemas que servirão como base para as próximas etapas do projeto.
Estudo de viabilidade de arquitetura (EV):
Agora é hora de definir metodologias e soluções (físicas, jurídicas e legais). O estudo de viabilidade de arquitetura (EV) tem como finalidade avaliar se o projeto pode ou não ser realizado. Para isso são avaliadas questões técnicas, legais e financeiras, por exemplo.
Estudo preliminar de arquitetura (EP):
Nessa etapa o projeto e a disposição do ambiente já estão organizados, as técnicas para construção definidas e os desenhos gerais são apresentados. Durante o estudo preliminar de arquitetura (EP) há uma visão mais clara de como o projeto será organizado. Inclusive, com a organização dos ambientes, que já estarão localizados na edificação e com suas dimensões definidas.
Anteprojeto de arquitetura (AP) ou de pré-execução (PR):
Essa fase tem início depois que o estudo preliminar de arquitetura é aprovado. Ao chegar na etapa do anteprojeto de arquitetura (AP) ou de pré-execução (PR), os ambientes já estão bem mais detalhados. Tudo está mais encaminhado e mais “visível”, com definição de materiais, texturas, acabamentos, cores…. Ou seja, todo conceito arquitetônico está muito mais consistente.
Projeto executivo de arquitetura (PE):
Chegamos à etapa final do projeto, o projeto executivo de arquitetura (PE). Nesse ponto o projeto está bastante detalhado e com tudo o que é preciso para
executar a obra bem especificado. É hora de pôr a mão na massa e, enfim, dar início à construção.
Agora que você já sabe bem o que é um projeto de arquitetura, bem como todas as suas etapas, que tal entender um pouco sobre a importância de um bom projeto de arquitetura? Vamos ao próximo tópico!
A importância de um bom projeto de arquitetura
De acordo com a pesquisa do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), realizada em 2022, apenas 9% dos entrevistados já contrataram um arquiteto ou urbanista para realizar a sua obra. Por outro lado, 77% optou por contratar um mestre de obras ou pedreiro, enquanto 14% dos entrevistados realizaram a obra sozinhos, sem qualquer ajuda profissional. Ou seja, parte expressiva da população constrói e reforma sem o auxílio de profissionais habilitados e com competência técnica.
Mas, mesmo diante desse quadro, a pesquisa aponta também um fato extremamente relevante. Sem o auxílio de um arquiteto, a maioria dos entrevistados caracteriza a experiência de construir ou reformar como estressante e ruim. Os principais problemas estão relacionados ao planejamento, mão de obra e material (erro de cálculo, desperdício ou qualidade ruim).
Com esses dados em mente, vamos ao ponto central desse tópico: Afinal, qual a importância de um bom projeto de arquitetura? Além de evitar estresse e dores de cabeça futuras, é claro.
Primeiramente, com o suporte de um bom projeto arquitetônico, realizado por profissionais habilitados, você garante a qualidade geral da construção. E isso vale para vários aspectos, como os estruturais, estéticos, funcionais e de segurança, por exemplo. Outro ponto importante é o que diz respeito às normas e legislação. Com um projeto em mãos todos os envolvidos na obra terão as informações necessárias para executá-la de maneira correta.
Outro benefício que merece destaque é que um projeto bem feito certamente diminuirá muito a chance de erros e de problemas, antes, durante ou até mesmo depois da sua reforma ou construção. Um bom exemplo disso é que é possível planejar de maneira assertiva a quantidade de material que será necessária. Assim, há um bom controle dos gastos, uma vez que se evita desperdício e a falta de itens.
Por fim, podemos dizer que um bom projeto de arquitetura é fundamental para o sucesso de qualquer obra, seja de pequeno, médio ou grande porte. Dessa forma, o processo segue de forma clara e bem direcionada, atendendo necessidades e expectativas. Além disso, evita imprevistos e possibilita uma experiência tranquila e sem estresse.
Precisando de ajuda com o seu projeto arquitetônico? Conte conosco!
Construir ou reformar sem um projeto arquitetônico? Diante de todos os pontos que levantamos aqui, nem pensar, não é mesmo? Afinal, ele é a garantia de que a sua obra ocorrerá sem problemas e com um resultado seguro, funcional, esteticamente agradável e do jeitinho que você quer e precisa.
E, se você está procurando por um escritório de arquitetura qualificado e experiente para realizar seu projeto de arquitetura, não procure mais. A MADO Arquitetura tem a expertise e a habilidade para transformar o seu sonho em realidade.
Vamos conversar? Entre em contato conosco hoje mesmo e, juntos, vamos começar a construir os seus sonhos!